O Deserto

Você está preparado para enfrentar os desertos da vida? Descubra como os desertos descritos nas Escrituras podem nos ensinar sobre sobrevivência, superação e fé. Acompanhe a jornada de Mosheh e do povo de Yashurum pelo deserto e veja como a paciência e bondade de YÁH os sustentaram. E descubra como o Mashyáh, YAHÔSHUAH, também enfrentou seu próprio deserto e como isso pode nos inspirar a enfrentar os nossos próprios desafios. Você está pronto para sair do deserto e entrar na terra prometida?

1/30/202527 min read

Para alguns deserto é um local árido, inóspito, e vazio, por causa da escrita em hebraico (tohu bohu) que quer dizer, vazio ou caos, - mas deserto é um lugar de sobrevivência, de superação. Nas escritas Sagradas existem dezessete vezes a palavra deserto, doze no chamado velho, e cinco no chamado novo testamento.

Há varias formas de desertos, - o Saara é inóspito, mesmo assim ali existe vida, como as dos Tuaregues e seus camelos, que ali vivem em perfeita harmonia naquele ambiente. Há também a escrita de Hizayom (revelação) 12:14 que foram dadas a mulher duas asas da grande (nesher) águia para que voasse para o deserto: vamos falar de alguns dos desertos do cotidiano.

O DESERTO DE MOSHEH

Ao saírem do Mityzarym (Egito) chegaram no mar dos corais, mais conhecido como o mar vermelho, o atravessaram, e ao chegarem nas margens do outro lado, depararam com o deserto, as águas do mar como disse SHAUL (Paulo) sabiamente pelo Espirito, que ali foram Batizados, como está escrito em I Cor. 10:2, em Mosheh foram batizados no mar, pois era sombra das coisas futuras (Col 2:17), ao entrarem no deserto, vem as provas, shemot (êxodo) 13:20.

A MURMURAÇÃO DO POVO

Um mês e quinze dias após a saida do Mitizarym inicia-se as reclamações, Shemot (Êxodo) 16:1-3, e partindo de Eylym toda comunidade dos filhos de Yashurum veio ao deserto de syn que está entre Eylym e o Synay aos quinze dias do mês segundo, depois da sua saída do Mityzarym. E toda comunidade dos filhos de Yashurum murmurou contra Mosheh e contra Ahron no deserto.

E os filhos de Yahshurum disseram-lhes: quem dera que tivéssemos morrido por mão do Eterno na terra dos Mityzarym quando estávamos sentados juntos as panelas de carne, quando comíamos pão até fartar, porque nos tem trazido a este deserto para matardes de fome toda esta multidão.

Não mencionaram que viviam na escravidão, debaixo do chicote dos feitores, amassando barro para fazerem tijolos para o Peroh (faraó) só lembraram da comida.

A PACIÊNCIA E A BONDADE DE YÁH

Shemot 16:4 - disse o Eterno a Mosheh, Eis que vos farei chover pão dos shamaym, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu prove se andam na minha lei ou não, shemot 16:18-20, - porém obedeceram? Não.

Com o Ômer, não sobejava ao que colhera muito, não faltava a o que colhera pouco; cada um colheu tanto o que podia comer.

E disse-lhes Mosheh, ninguém deixe dele para amanhã: Obedeceram a Mosheh? Claro que não:

Eles porém, não deram ouvidos a Mosheh, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indiginou-se Mosheh contra eles.

Viveu Mosheh cento e vinte anos, quarenta como príncipe no mitzarym, quarenta anos com Ytro (Jetro) seu sogro, quarenta anos na obra que o Eterno o chamou, mas ao sair das águas do mar, iniciou seu deserto, até o dia em que foi recolhido, e os que sobraram daquela comunidade, só saíram do deserto para entrarem na terra prometida.

O DESERTO DO MASHYAH

Marcos 1:9-13: E aconteceu que naqueles dias tendo YAHÔSHUAH ido de Natzaret da Galyl, foi Batizado por Yahonan no Yarden.

E logo o Espirito o impeliu para o deserto.

E ali esteve no deserto quarente dias, tentado por satã, e vivia entre as feras. E os Malak o serviam.

O Mashyah, após passado pelas águas do batismo no Yarden, iniciou-se o seu deserto, questionando Mat 19:3 Então chegando a ele os perushym tentando-o, e dizendo-lhe: È licito o homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo: lhe acusando Yahonan 8:41 nós não somos nascidos de prostituição, diziam os perushym, durante toda sua caminha quando aqui esteve, neste planeta foi um deserto para ele, só terminou quando foi suspenso aos shamaym, e deixou-nos um aviso, no mundo tereis aflições Yahonan 16:33, se fazem isto com lenho verde (que era ele) que se fará com ao seco (que somos nós).

O DESERTO DE SHAUL

Atos dos Shelyhyn 9:1-5 - e Shaul respirando ainda ameaças e morte contra os Talmydym do Mashyah, dirigiu-se ao líder dos Kohenyn. E pedindo cartas para Damashq, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Yahrushalaym: E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damashq, subitamente o cercou um resplendor de luz do shamaym: E, caindo em terra ouviu uma voz que dizia, (em língua Yvry - Hebraica 26:14) Shaul, Shaul, porque me persegues: Quem és disse Shaul, a resposta EU SOU YAHÔSHUAH, duro é para ti recalcitrar (resistir) contra os aguilhões: E disse mais sobre Shaul, e Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu Nome Atos 9:16.

II Cor. 11:23-33 - Em trabalho muito mais, em açoites, em prisões, muito mais, em perigo de morte muitas vezes, recebi dos Yahrudym cinco quarentena de açoites menos uma (se o erro fosse passivo de açoites, seria aplicado quarenta açoites, mas para não matar aquele que estava sendo açoitado, era aplicado trinta e nove, isto é quatenta menos uma) levou cento e noventa e cinco açoites, três vezes foi açoitado com varas, Atos 16:22, uma vez apedrejado, Atos 14:19 - Três vezes sofreu naufrágio, em viagens muitas vezes, perigos entre salteadores, perigo entre falsos irmãos, trabalhos, fadigas, vigílias muitas vezes, seu deserto só terminou, quando foi recolhido, disse ele Shaul, combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, II Tim. 4:7.

Nota-se que todas as Ygerets (cartas) tem uma saudação final mas, os Atos dos Shelyryn não tem, é um sinal que estes Atos não terminaram ainda, se este livro não está terminado, continua com os nossos atos a serem contados neste nosso deserto que se seguem.

O NOSSO DESERTO CONTEMPORÂNEO

Ao sairmos das Águas do batismo no Nome do Salvador YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH entramos em nosso deserto.

Já não somos os mesmos para aqueles que andavam conosco, por causa do Nome do Salvador YAHÔSHUAH, ai cumpre-se Luqas 21:17 - por todos sereis odiados por causa do meu Nome: O que temos em nosso deserto hoje.

A GUERRA INTROSPCTIVA DE CADA UM

Ao sairmos das águas queremos fazer o nosso melhor, obedecer os Mandamentos, praticarmos as doutrinas, e muitos o faz, mas, queremos respostas das nossas súplicas, e estas não vem como pedimos, ai surgem as dúvidas dizendo, obedeço os Mandamentos, práticos as doutrinas, e não recebo as benção que peço, creio no Nome de YAHÔSHUAH, e as respostas não vem, ai vem a dúvida, já recebi benção antes, está ai as lembranças do Mitzarym, lembranças do pão e de carne, voltar não quer, mas, fica as lembranças, do passado, então a porta se fecha, nesta luta Espiritual, vem a murmuração, I Cor. 10:1-12.

Neste texto chamo a atenção, pois por causa das murmurações morreram vinte e três mil yahrudym, I Cor 10:8, quais são as murmurações nos dias de hoje.

Isto para aqueles que estão a caminho no deserto atual, querendo ir no arrebatamento, murmuram sobre os obreiros, maridos, esposas, filhos e os irmãos na comunidade sobre os Mandamentos, as Doutrinas, sobre o emprego em que trabalham, que por meio de oração pediu para o Eterno abrir as portas, sobre o salário que ganha, que antes nem este tinha, sobre o pregador e as pregações, se chove reclama, se está seco reclama, se faz frio reclama, nada está bom, enquanto a palavra nos diz para em tudo sermos agradecidos, pois esta é a vontade YÁH na pessoa do Mashyah, I Tes. 5:18. Com todas estas reclamações diz Shaul (Paulo) I cor 10:12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

ELE REPREENDE E CASTIGA A TODOS QUE AMA

HIZAYON 3:19 deserto de Mosheh por causa das constantes murmurações fora colocado naquele deserto (Nahash) serpente, Be Medbar 21:6-7, devido as murmurações constantes o Eterno YÁH mandou entre o povo serpentes ardentes, que picava o povo, e morreu muita gente em Yahshurun, por isso o povo veio a Mosheh, e disse havemos pecado contra o Eterno e contra ti: ore ao Eterno para que tire de nós estas serpentes, então Mosheh orou pelo povo: e foram mortos vinte e três mil, I Cor. 10:8.

Hoje devido as murmurações do povo, muitos estão perecendo, com enfermidades, escassez de emprego, não prosperam, e não acordam para verem o que está acontecendo àqueles que foram picados pelas serpentes ardentes, o Criador mandou Mosheh fazer uma serpente de metal, BeMedbar 21:8-9, e disse o Eterno a Mosheh: faz-te serpente ardente, e pô-na sobre uma haste: e será que viverá todo aquele que tendo sido picado olhar para ela. E Mosheh fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste, e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

Esta serpente tornou-se objeto de adoração depois deste episódio, só pararam de reverenciar esta serpente de metal quando o Rei Hizeqyah mandou destruí-la, II Melaqym 18:4.

Ele tirou os altos, quebrou as estatuas, deitou abaixo os bosques, e fez pedaços a serpente de metal que Mosheh fizera, porquanto até aquele dia os filhos de Yahshurun queimava incenso e lhe chamava de nehosht (neostã), esta idolatria do deserto ela se repete nos dias atuais, é só ler Yahonan 3:14 - E como Mosheh levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado. Em qualquer adversidade, alguns ainda olham pra serpente do passado, é preciso se desvencilhar, neste deserto os obstáculos são inerentes aos nossos atos, pois aquele que nos chamou disse-nos: sejam vossos costumes sem avareza, contentando com o que tendes: não te deixarei e nem te desampararei Yvry 13:5.

O DESERTO PODE ATÉ SER DIFERENTE, MAS O POVO CONTINUA OS MESMOS

Alguns dizem, - o Eterno fez muitas maravilhas no meio do seu povo no deserto, e o povo reclamava e se rebelavam contra Mosheh, se eu estivesse ali não faria isso. Que pena, pois estes mesmos que dizem fazem as mesmas coisas não com Mosheh mais com os atuais dirigentes no deserto do hoje, murmuram sobre as pregações, sobre a família do mesmo, o carro do mesmo, são os Korah (Coré) de hoje, querem ser igual ao dirigente, mas não foram chamados para aquilo, mas querem fazer o trabalho do dirigente, e quando tentam fazer, fazem errado, pois não foram chamados para aquilo, só vão parar de incomodar quando a terra abrir, e forem tragados como aqueles, BeMedbar 16:32 - E a terra abriu a sua boca , e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertencia a korah, (lhe apoiava) e a todos os seus bens. Como disse Yov 3:17 ali os maus cessam de perturbar. As murmurações no deserto atual, não só contra os dirigentes, mas entre os irmãos são constantes, e isso tem machucado a muitos, e alguns mais fracos tem desistidos da aparente fé, pois alguns neste deserto se acham mais justos, sábios, perfeitos e, ate mesmo mais inteligentes, por alguns detalhes, como roupa, barba, a vóz, diploma, poder aquisitivo, esqueceram que somos membros uns dos outros, estamos ligados no mesmo corpo, pois este corpo, só tem uma cabeça, e o dono desta cabeça tem um nome, YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH, e neste Nome todo este corpo foi purificado, para andarem em novidades de vida, cada membro ajudando o outro a se manter limpo, e não como juízes julgando uns aos outros, pois disse a cabeça deste corpo: Quem me rejeita a mim, e não recebe as minhas palavras, já tem quem os julgue: as palavra que tenho pregado, (ensinamentos) essa há de julgar no ultimo dia Yahonan 12:48, o julgamento do Mashyah só no ultimo dia II cor. 5:10, Porque todos devemos comparecer ante o tribunal do Mashyah, para que cada um receba segundo o que tiver feito, bem, ou mal.

Então porque julgar o seu irmão, criticando, menosprezando, por que ele precisa entender o que você já entendeu, então explique para ele com humildade porque ele faz parte do corpo em que tu és membro, não o julgue, e nem fale mal dele, pois não és juiz, olhem o conselho de Yakov (tiago) 4:11-12: - Irmãos não fales mal uns dos outros, quem fala mal de um irmão, e julga seu irmão fala mal da lei: se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas, juiz, Há um só legislador que pode salvar e destruir, tu, porém, quem és, que julgas o outrem.

A LESHON: A LINGUA

Disse o o Malek David, Thlym (sal) 140:11 - Não terá firmeza na terra o homem (genérico) de má língua, o mal o perseguirá o homem violento, até que seja desterrado.

Olhem o conselho de Kefas (Pedro) porque quem ama a sua vida, e quer ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios de não falem engano I Kefas (Pedro) 3:10, quem não quer ver seus dias bons, com saúde, alegre, etc... Mas, é só usar sem vigiar este membro que em nosso corpo não tem ossos, como disse o sábio Shelomom (Salomão) em Mishley 18:21 - a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

QUANDO NÃO POMOS EM PRÁTICA ESTE CONSELHO

Inicia-se os problemas, enfermidade, tristeza, desânimo, desinteresse, e muitos não param para observar e fazer um exame introspectivo (no seu interior) para ver onde está o problema, e quando o fazem descobre, que com a medida com que mediu o outro, a dele, foi um pouco maior, Mat. 7:2 - com o juízo com que julgardes seres julgados, e com a medida com que tendes medido vos hão de medir a vós.

E por que assim sucede? Porque se um membro foi ferido, o que feriu, deve sentir a mesma dor: vamos ver algo no início da preparação para entrarem na terra prometida; Shemot (Exodo) 23:20-21 - Eis que envio um Malak diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado: guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não ó provoque á ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu NOME está nele.

O conselho para aqueles, era, que tomassem cuidado, porque o NOME do Eterno estava naquele Malak. Imagine agora que o NOME do Eterno está em nós, e agora que este corpo tomou este nome, devemos vigiar para que não sermos tomado em vão, pois o Criador não terá por inocente que tome o seu Nome em vão Shemot (Exodo) 20:7 - e se um de nós tomamos este Nome que não pode ser blasfemado com contendas, criticas, maldosas, pois disse Yakov (Tiago) 2:7, por ventura não blasfema eles o bom Nome que em vós foi invocado? Se alguém vilipendiar este Nome, Alguém tem que ser corrigido. Por isto neste deserto rústico e árido espiritualmernte falando, corramos a carreira que a nós está proposta, olhando para YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH, o autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou o madeiro, desprezando as afrontas, e assentou-se a destra do poder.

Neste deserto em que estamos, há coisas que nos aborrece mas, devemos imitar a quem já passou por um deserto e deixou para nós conselhos escrito para que pudéssemos imita-los, disse o Mashyah em Mat. 11:29-30 - Tomai sobre vos o meu julgo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu julgo é suave (Mandamentos) e o meu fardo é leve (Doutrinas). E Shaul (Paulo) o imitou, I Cor. 11:1 - sedes meus imitadores, como também eu do Mshayh, e não foi fácil o deserto do Mashyah e de Shaul.

Poderás dizer este meu deserto não está sendo fácil, do que se queixas? tens o Nome, tens uma família, tens uma casa sua ou alugada, tens um emprego ou é aposentado, se não tens emprego ou não és aposentado, todavia não passas fome, do que te queixas? Vamos a palavra, Ykah de Yeremyah (lamentações de Yeremyah) 3:39 - do que se queixas, pois o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. A

gora é fazer aquele exame em que falamos anteriormente - introspectivo, então descobriremos onde está a falha, nunca está no Criador, sempre estará em nós.

DEVEMOS SER LAMPADAS ACESAS

(Mat. 5:14) Desejamos tanto que as pessoas se convertam venham congregar conosco, e nem sempre isto acontece, e se acontece logo saem, por que? Resposta: as pessoas estão em trevas, e você as convida para vir para luz, as escritas Sagradas diz que nós somos as lâmpadas, e estas lâmpadas devem estarem acesas - estão acesas? E estão ligadas na luz que é YAHÔSHUAH?

Olhem para o que Ele disse em Yahonan 15:7 - se estiverdes em mim, e as minhas palavras (mandamentos e Doutrinas) estiverdes em vós.

Ai os seus convidados não veem nada disso em ti, desvanecem desta fé em você que lhes apresentou. O que devo fazer? Viva o que pregas, leia o que disse Yakov (Tiago) 2:12 - assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade, porque quem fala e não vive o que fala, não é digno de credito.

Neste deserto somos observados por todos ainda que não pareça mas somos, - leia YVRY (Heb.) Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixamos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos redei-a, e corramos com paciência a carreira que nós está proposta.

Entre esta grande nuvem de testemunhas estão, nossos parentes, patrões, empregados, os que dizem nossos amigos, os irmãos das comunidades, nossos desafetos, todos de olho em nós, procurando alguma falha, mas realmente são eles que nos atrapalham na nossa caminhada? As vezes são, mas algumas alguns vezes não, pois está escrito em I Tim. 4:16 - tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, a ti mesmo como aos que te ouvem. Erram por não conhecerem as escritas Sagradas, como está escrito, erreis por não conhecendo as Escrituras, Mat. 22:29, que diz ainda não dês lugar a satã, Ef. 4:27.

Conhecer as Escrituras não é só lê-la, - é obedece-la como regra de fé e prática, como está escrito em Rom. Mas o que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos. Se esta é a palavra da fé que pregamos, deverá estar como está escrito, não deve está só na boca mais também na pratica, por causa da grande nuvem de testemunhas que está a nosso volta, e esta nuvem de testemunhas, querem verem em nos obediência, como a prática dos mandamentos Shemot (êxodo) 20: 1-7, Batismos no Nome verdadeiro YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH, Atos 2:37-42, tendo cuidado para não tomar este Nome em vão, Shemot (Exodo) 20:7, pois o dono deste Nome é zeloso como você deve ser, como está escrito na Tnashk I Kefas (pedro) 1:16 - sede zeloso, porque Eu Sou puro.

Á PRATICA DA FÉ

Depois vem as doutrinas para serem praticadas e não só pregadas, Rom. 6:17 - Mas exaltamos a YÁH que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração a forma de doutrina a que fostes entregue.

Batismo em Nome de YAHÔSHUAH

Seder (ceia) de ano em ano, Shemot (Exodo) 13:7-10. Sete dias comerás pães ásimos, por tanto guardarás esta lei a seu tempo de ano em ano: E Mat 26:17, e no primeiro dia da festa dos pães Matzot (ásimos), e esta seder tem lava pés, Yahonan, 13:1: ao 17, se sabeis desta coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes, uma túnica para este ato, Mat, 22:10 ao:14, tem o Ósculo nas saudações com o shalom, Rom. 16:16, I Tess 5:26, os varões e as varoas trajando-se com pudor e decadência para um bom testemunho, pois somos observados todos os dias por todos, e somos as lâmpadas, Mat. 5:14, na Tnshk vós sois a lâmpada do mundo; pois somos membros do corpo do Mashyah que é a luz, Yahonan 8:12, como disse: Sahul em I Cor. 4:6, E eu, Irmão apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós: para em nós aprendeis a não ir além do que está escrito, ainda disse o mensageiro em Yezeqyah (ezequiel) 9:11, fiz como me mandaste: A nossa fé esta embasada na pratica das escritas Sagradas, disse Yaqov (Tiago) 2:10 porque qualquer que guardar toda a lei (moral), e tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos: Porque obedecer Mandamentos e Doutrinas, é a pratica, com as obras como disse o Mesmo Yaqov (Tiago) 2:18 - Mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei minha fé pelas minhas obras, como disse Shaul (Paulo) em Efe. 2:8 - na Tnshk, Pela dádiva sois salvos, por meio da fé e a pratica.

E a pratica de todos os mandamentos, inclusive o descanso no Shavat (sábado): No deserto de Mosheh o Criador, o YÁH Eterno, deu A Toráh com seus (mitzvah e hadabarym), para praticarmos, no deserto do Mshyah e o de Shaul (Paulo) foi nos dado a sua תורָה (Torah) em forma de doutrina Rom, 6:17, para obedecermos, para que aqueles que estão nas trevas vejam uma lâmpada acesa em nos para verem a diferença de quem servem a YÁH e aqueles que dizem servirem mas, não praticam o que está escrito, como este escrito em Malaqyah (Malaquias) 3:18 - então vereis a diferença entre o justo (não o santo) e o ímpio, entre os que servem a YÁH (e não a yahu) e os que não o serve.

O CUIDADO COM O NOME

Neste deserto, os obstáculos são diários, precisamos estarmos atentos, com o que já conquistamos, como disse Yahonan II Yahonan 1:8, para não perdermos o já temos ganho, pois neste últimos km. Neste deserto surgirão varias ofertas, se possível enganarão até mesmo os escolhidos Mat. 24:24, cuidado com o NOME que tens YAHÔSHUAH para não ser blasfemado, pois vão querer fazer você esquecer deste Nome maravilhoso Yshayah (isaias) 9:6, pois não é de agora que tentam fazerem isto Yeremyah 11:19, não haja mais memória do seu Nome, Yeremyah (jeremias) 23:26:27 até quando sucederá no coração dos (dizem ) Nevyn (pregadores) para que o povo esquece do meu Sagrado Nome: Pois a confusão nestes dias é muito grande, com a manifestação do Nome verdadeiro do Salvador YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH, é nestas horas que surgem os pseudos pregadores que, aproveitando da mídia comem tudo o que lhes são oferecidos, se contaminam e disseminam nas redes sociais, e shaul fez uma predica I Cor 13:11, quando eu era menino falava como menino, sentia como menino, por que menino, bem meninos no inicio da vida começa a se arrastarem, e tudo que os encontra sem conhecer o perigo coloca na boca, isto Espiritualmente é muito perigoso, pois aquilo pode contaminar a alma, na minha infância ouvia dos antigos diziam Yehoshua era o nome que foi dado aos comandantes hebreu Osheyah para entrar na terra prometida, e Yeshua que uma frase aramaica e não hebraica seria o nome do salvador; os tempos se passaram e hoje como praticamente estamos vendo as profecias se cumprirem, e que para nós o arrebatamento é uma certeza, surge para confundir, uma variedades de nomes para confundir, nomes como Yerroshua, Yehweshua, Yahusha, Yahrushua, e tantos outros que poderão surgirem, por que isto? resposta diz Shaul em I Cor. 11:19, é para manifestarem os sinceros.

LAUDQEYA

Neste deserto em que vivemos, existe uma éra em curso chamada a éra de Laudqeya (Laudiceia) esta é uma palavra grega, que quer dizer direito de todos, é o que vemos, todo mundo tem direitos, isto tem levado aos humanos a fazerem o que bem entendem, agridem, matam, roubam, furtam, desobedecem a tudo e a todos, pois acham que tem direitos, mas, esquecem estes que, quem tem direitos, tem deveres, quais são os deveres!

Primeiro os deveres para com o Criador, depois para com os da sua família, depois para com os demais, pois está escrito, Dev ( Det) 6:5 e 10:12, Amaras pois o Eterno teu YÁH de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças: I Tim. 5:8, Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior dos que o infiel, Rom. 13:9, Com efeito não adulteraras, e não mataras, e não furtaras, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo neste palavra se resume, respeite o teu próximo como a ti mesmo, pois todos temos direitos, e usufruímos destes direitos com tantas benécias, também temos deveres para com o Criador, sendo subservientes as suas ordem pondo em prática os seus mandamentos e as doutrinas, como está escrito, não torcendo a palavra, como disse o Salmista, em Thlym (Sal) 56:5 - todos os dias torcem as minhas palavras: todos os seus pensamentos são contra mim para o mau: como é isto? Está escrito com o dedo de YÁH os dez mandamentos, agora dizem que são só nove, Shemot (êxodo) 34:28 e Dev (deut) 4:13, Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas taboas de pedras. Mas como disse Shaul em Rom 3:4 - de maneira nenhuma; sempre seja YÁH VERDADEIRO, e todo homem mentiroso; como está escrito: para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. Pois quando se trata de obedecer mandamentos e doutrinas, os que dizem que obedecer, sempre torcem, o shavat (sábado) há sempre uma distorção, e dizem, o Mashyah já cumpriu por nós, leia o que disse o Mashyah com respeito a Torah (lei e ensinamentos) Luqas 16:16-17 - A lei pelos Nevyym (profetas) vieram até Yahonan (João); e desde então é anunciado o reino de YÁH, e todo o homem emprega a força para entrar nele: E é mais fácil passar (acabar) o shamaym e a terra, do quem cair um Yud da lei, então a Torah continua ativa, e o shavat (sábado) que está incluído nela, se não tem respeito com o que está escrito pelo dedo do Criador Shemot 9:10, E o Eterno me deu as duas taboas de pedras, escritas com o dedo de YÁH, imagina se respeitarão a família, e ao próximo, porque acham que só eles tem direitos, e o resto, simplesmente para este é o resto.

OS QUE SE ACHAM

Mas este é o deserto dos nossos dias, quase todos se acham sábios, já conhece tudo, lembro-me de um fato ocorrido em uma das nossas reuniões anual de obreiros, um cidadão iniciante participando da reunião, lhe foi dirigido uma pergunta, o que queres ser, eles prontamente responde, quero ser Rabino, as pessoas querem títulos, status e fama, mas as responsabilidades que acompanha o titulo que recebem, deixam para traz, todos cargos, tem encargos a serem assumidos, olha o que disse Shaul aconselhando ao jovem Timótyos I Tim. 3:1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja um lugar no ministério, excelente obra deseja.

Para quem deseja, vem as exigências que se seguem nos textos a seguirem deste capitulo, quando é empossado no cargo para ocupar neste ministério, alguns deixam a empáfia (orgulho vão) lhes subirem a cabeça e se acham importante, acabam perdendo a importância, o primeiro exemplo a ser seguido é a do Mashyah, seu conselho, Mat. 7:12 - portanto, tudo que vos quereis que os homens vos façam; faça-los também vós, porque esta é a lei e os profetas, todos os obreiros estão enquadrados nesta pré-dica, sendo o exemplo em tudo, pois devem ser irrepreensíveis, pois todos nós nesta obra como disse Kefas (Pedro) I Kefas 5:1:-3 - Aos apascentadores, que estão entre vós, admoesto eu, que eu também apascentadores como eles, e testemunho das aflições do Mashyah, e participante do gozo que se há de se revelar: Apascentai o rebanho de YÁH, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de animo pronto: Nem como tendo domínio sobre a herança de YÁH, mas servindo de exemplo ao rebanho. E quando aparecer o supremo HÁ-ROÉ, alcançareis a incorruptível coroa. Kefas (Pedro) contemporâneos de Shaul, pois todo mundo falam das lutas de Shaul, mas Kefas teve os seus momentos de desafios a ser vencidos, foi preso Atos 4:1-3 - E estando eles falando ao povo, sobrevieram aos kohénym, e o capitão do Myqdash, e os tzaduqym, aborrecendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em YAHÔSHUAH a ressureição dentre os mortos: Lançando mãos deles, e os encerraram na prisão.

Com sua experiência, nós damos este conselho, não por força, (forçando constrangendo) pois diz Zac. 4:6 - não é por força nem por violência, mas sim pelo meu Espirito, diz o YÁH DOS EXERCITOS, voluntariamente, ( aquele que se oferece para ser útil sem espera pagamento) nem tendo domínio sobre o rebanho, pois este rebanho já tem dono, sendo exemplo (modelo) pois somos monitores (Aquele que aconselha, Adverte, auxilia, Lembra) nesta obra o obreiro está sempre entre o difícil e o realizar, o impossível, e o possível, não entende?

Lhe ensino, o obreiro é aio (o condutor, o guia) e como tal todo cuidado é pouco para não fazer tropeçar a quem ele está guiando, pois para ganhar é muito difícil, mas para perder, basta um gesto, I Tim. 4:12 - sedes o exemplo, pois se alguém que estiver apascentando, se portar como déspota (opressor) não apredeu nada do Mashyah, que disse em Mat. 11:29 - Aprendei de mim que sou manso e humilde, e disse mais em Mat. 20:28 eu vim para servir, não esqueçam que somos modelos, pois o Mashyah sempre será nosso (Dugmam Mushelam) “ Modelo perfeito”, pois Ele é a perfeição da criação de YÁH Hizayom 3:14 - só sabemos que estamos no Espirito do Eterno se soubermos nós portarmos com sabedoria e humildade ao apascentarmos o seu rebenho, Yahonan 14:26 - Mas o consolador, o Espirito do Eterno, que o pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todos estas coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Se alguém galgou ser obreiro e acha que pode impor suas ideias, tratando os irmãos como subalterno com truculência, já iniciou mal, não está ciente que a aquela vida custou o precioso (Dam) Sangue do Mashyah I Kefas 1:19, e aquela vida faz parte do corpo do Mashyah I Cor 12:27 - vós sois o corpo do Mashyah, e seus membros em particular, e o que fizer para um destes, estará fazendo nele ou para ele, Mat. 18:5:6, como disse Shaul (Paulo) em I Cor. 3:9 - por que nós somos cooperadores de YÁH; e vós sois lavoura de YÁH, e edifício de YÁH, lembramos da parábola do joio e de trigo, em Mat. 13:35-42, que só o dono da seara é que conhece quem é trigo, e que é joio, pois tem tantos, seres humanos que aparenta ímpio com obras de justos, e muitos que aparenta justos com obras de ímpios, Qoelet (ecl.) 8:14; sendo assim precisamos ter o máximo cuidado no que diz respeito a cada membro da comunidade, pois cada um deles para o Salvador é um membro do seu corpo, e nós não queremos nem machucar nem ferir um destes membros, -daí a pergunta: mas se alguns destes membros me causa algum dano, por palavra, por ação, o que faço? Você é um ungido do Eterno, está neste posto para fazer a obra que lhe foi confiada.

Faça o seu melhor, pois aquele que nos chamou para esta empreitada de fé fez uma alerta, em Thlym (Sal) 105:15, Não toqueis os meus ungidos, e nem maltrateis os meus Nevyym, Mysley ( Prov) 22:23 - porque o Eterno defenderá a sua casa em juízo, o aos que os roubam, ele lhes tirará a vida, pois ele tem cuidado de nós, Dev. 31:6 - Esforçai-vos, e animai-vos, não temais, nem espantai diante deles; porque o Eterno teu YÁH, é que vai contigo, não te deixará, nem te desampara. Foi o dono da obra quem disse isto, e ele não mente, e não se arrepende Be Medbar 23:19, para os obreiros que estar nessa obra é a ordem, Yehoshua (Jos) 1:9 - não te mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não temas; nem te espantes; porque o teu YÁH é contigo; por onde quer que andares.

Para o Eterno estar conosco é só não se achar importante, mas terá que ser importante na vida de todos, pois uma das qualidades que um obreiro deve ter é a humildade, como disse o sábio em Mishley 15:33 - O temor do Eterno é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade, pois quem é humilde sabe ouvir primeiro para depois falar, olhem o que disse Yaqov (Tiago) 1:19 - Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar; pois quem sabe ouvir, aprende mais, e erra menos, pois todas respostas dada sem pensar, acaba se dando uma resposta inadequada, por isto disse Shaul (Paulo) em Fil. 4:8 - Quanta ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Pois quem sabe ouvir sabe ensinar, a humidade está nisto, aprendendo sempre quando se ensina, embasado na fala de Shaul (Paulo) Fil. 2:3 que disse, nada façais por contenda ou por vã gloria, mas por humildade; cada um considere outros superiores a si mesmo, pois neste deserto de Laudiqeya, todos acham que sabe, esqueceram do conselhos de quem sabe tudo, O MASHYAH YAHÔSHUAH, Mat 11:29 - tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas; pois o humilde sempre coloca-se no lugar do outro para poder lhe entender, caso contrário não sente a carência do outrem, pois se não for assim, ficas no seu pedestal da arrogância e se acha importante, e perde a importância para aquele que vai te expressar, somos observados por uma grande nuvem de testemunhas neste deserto, pai, mãe, irmãos, vizinhos, colegas, patrões, empregados, amigos, falsos amigos, inimigos, todos estes vão ser usados para nós criticarem, ou nós elogiarem, precisamos estarmos atentos, pois nosso adversário está ao nosso derredor rugindo como um leão (ele não é um Leão, mas imita um leão) procurando a quem possa tragar, I Kefas (Pedro) 5:8, se for crítica, levante a cabeça e siga em frente, se for elogios, absorva sem alarde, tudo isto faz parte da humildade, o dono desta obra nos deu este exemplo quando aqui andou.

UM CONSELHO DO SÁBIO

Qoelet 5:2 - Não precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de YÁH; Porque YÁH está no shamym, (céu) e tu estás sobre a Aretz (terra) , assim sejas poucas as tuas palavras.

O maior erro do tolo é achar que sabe, o que o sábio sabe, sendo assim devemos a cada dia nos portar como servos daquele que nós alistou para este combate de fé neste deserto, que só sairemos dele quando formos arrebatados, o que não está longe este acontecimento, devidos os sinais os quais havemos visto nestes dias, principalmente no que se refere as profecias que se cumpre a todo momento.

Devemos ser esta peça chamada aio, guia, obreiro, ou qualquer título a ser dado, pois fomos alistado para este combate, como disse Shaul (paulo) em II Tim. 2:4 - ninguém que milita se embaraça em negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra; devemos termos cuidado com o que vais colocar na cabeça, (ideias, nomes ) por isto devemos usar o capacete da salvação, Efe. 6:17, cuidado onde pisas, (onde vai) para isto precisas está calçado com preparação do Besorah da shalom, (não no Evangelhos que dogma dos cristãos) Efe. 6:15. Só se entra em uma guerra se estiver pronto para o combate mas, para isto é preciso está equipado, pincipalmente em uma guerra espiritual, pois de onde menos se espera vem o ataque, como disse o Mashyah em Luqas 21:36 - Vigiai, em todo tempo, orando, para sejais havidos por digno de evitar todas estas coisas, que hão de acontecer, e de estar em pé diante do filho do homem.

OLHANDO PARA O ALVO

Quem fez isto não errou o caminho, disse Shaul (Paulo) Fil. 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de YÁH no MASHYAH YAHÔSHUAH; Repete Shaul Em Yvry (heb) 10:37:38-39 - porque ainda um pouquinho de tempo, aquele que há de vir virá, e não tardará.

Mas os eleitos viverá da fé, e se, ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para perdição, mas daqueles que creem para conservação da alma.

Teria muito a dizer, mas creio que o RUAH QADOSH que estará naqueles que, ao lerem estas escritas. Comoverá os corações para meditarem em tudo em que foi escrito para edificação da comunidade do MASHYAH YAHÔSHUAH, talvez não agrade a todos, pois os desertos em que falamos, houve sempre opositores, mas destes cuida o Eterno como fez no passado, pois está escrito em Yvry (heb) 13:8 - que YAHÔSHUAH é o mesmo ontem, hoje e será para sempre, certo estou que, estas escritas ajudarão a muitos principalmente os que querem melhorar na obra do nosso dono, sabendo que os dias estão abreviando-se, como está escrito, em Mat. 24:22 - se não fora abreviados aqueles dias, nenhuma alma humana se salvaria, mas por amor aos escolhidos, serão abreviados aqueles (estes) dias.

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇAM

I Cor. 9:27 - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a servidão, para que pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

Com estas palavras o Shelyáh Shaul, alerta a todos os que anunciam estas Boas Novas (O Besorah) que, fazendo isto devem se esmerar a viverem o que pregam, para não anular com os seus maus testemunhos, aquilo que pregam (ou falam) pois a melhor pregação não é a fala, mas sim o testemunho no dia a dia.

Certa vez uma criança conhecendo o vivenciar dos pais chegando no local onde os mesmos congregavam, o menino dirigiu-se ao dirigente, e lhe indagou, senhor, não tem um jeito de morarmos aqui, o que admirado retrucou o dirigente, - porque dá indagação? Responde o menino, senhor, é que, quando os meus pais quando estão aqui neste local, sorriem tratam bem um ao outro, mas ao chegarem em nossa casa isto muda, discutem, se agridem, e aqui, nem parecem os mesmos.

É assim em muitos lares, lembro-me de um louvor o qual escrevi, - está no Shyr Alelu-Yáh Nº 101, a última parte, “Fala e não faz, se diz não cumpre, na frente é um santo, por traz é um cumplice, se diz que faz, tem que fazer, exaltando o Nome, de quem tu crer”.

Pois falar é muito fácil, mas viver o que fala, é que muito difícil, pois requer, humildade, vigilância, e temor; no deserto de Mosheh, havia uma grande nuvem que lhes protegia do sol, no deserto de hoje temos uma grande nuvem que nós inquirem, e nós expõem ao sol da justiça; por esta razão meus amados, corramos a carreira que nós está proposta, olhando para YAHÔSHUAH HÁ MASHYAH o autor e consumador da nossa fé; e não tomando atalhos como alguns fazem, erram o caminho, “transliteração” va yomer elayv YAHÔSHUAH, va yomer eleyv YAHÔSHUAH, anokhy há derekah, ve há emet, ve ayym, vhe ysh lô-yaba bylet al-yady” E disse-lhe YAHÔSHUAH, Eu sou o Caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim: Yahonan 14:6, pois alguns já fizeram isto, deixaram este Nome “YAHÔSHUAH” e seguiram por atalhos, disse Shaul em Yvry (Heb) 10:25 - Não deixando a nossa Comunidade, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia “O ARREBATAMENTO” : ainda diz Shaul no Yvry (Heb) 6:4-6 - porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom dos shamaym (céu), e se tornaram participantes do espirito do Eterno: E provaram dos bens futuro: E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, de novo sacrificaram o filho de YÁH, e o expõe ao vitupério (ao ridículo). Assim sendo deveremos vigiarmos, levantemos as nossas cabeças pois a nossa redenção está próxima.

Há-zam Qarov: O arrebatamento está próximo,

“MASHYAH BÁ” O MASHYAH ESTÁ VOLTANDO